Quebra-Pedra
Botânica
Nome científico: Phyllanthus amarus Schum. Et. Thorn. P. niruri L. e P. urinaria L.
Origem e descrição da planta: muito comum nos países de clima tropical, essa espécie de folhas miúdas cresce, espontaneamente após o período das chuvas, nos campos e terrenos desocupados em quase todo o mundo.
No Brasil, a espécie mais comum na região Nordeste é a P. amarus; na região Norte, a P. urinaria; e no Sul, a P. niruri.
Cultivo
Hábito de crescimento: pequena erva ereta.
Ciclo da planta: anual.
Propagação: sementes.
Forma de cultivo: por ser nativa, brota e cresce espontaneamente, após o período das chuvas, especialmente nos terrenos desocupados.
Naturezas química e farmacológica
Partes utilizadas: toda a planta, fresca ou transformada em pó.
Constituintes químicos: as análises químicas têm evidenciado a presença de vários constituintes pertencentes à classe dos flavonóides, lignanas, triterpenóides e de um alcalóide, o pirrolidizínico.
Formas de uso: chá.
Indicações: ações antiespasmódica e relaxante muscular que parecem ser específicas para os ureteres. Levemente diurético, aumenta a eliminação de ácido úrico pela urina.
Possui comprovada atividade contra o vírus da hepatite B e é útil no tratamento da litíase renal (pedras ou cálculos nos rins), por facilitar a eliminação dos cálculos renais pequenos que são expelidos, sem dor, por provável relaxamento dos ureteres.
Obs: somente é permitido ser feito o tratamento da hepatite com quebra-pedra pelos serviços governamentais de saúde, sendo gratuito, porque este uso está patenteado por uma empresa norte-americana.
Receitas caseiras
Chá
Indicações: analgésico útil nos tratamentos de reumatismo, artrites e cólicas menstruais, antiinflamatório e febrífugo.
Ingredientes: 30 a 40 gramas (chá forte) ou 10 a 20 gramas da planta fresca e 1 litro de água.
Modo de preparar: ferve-se a mistura durante 10 minutos e côa-se.
Modo de usar: toma-se uma xícara (de chá) 3 vezes ao dia.
Prazo de validade: o cozimento filtrado pode ser conservado na geladeira até o dia seguinte.
Mais dicas de Plantas Só aqui